1. Conceitualmente:
1.1. Faça da sua profissão uma forma de se auto-realizar. Dê o melhor de si. Amor é a palavra-chave
1.2. Proporcione um ambiente harmonioso e propício para o aprendizado. Estimule a manutenção e prática dos exercícios físicos regulares, na dosagem adequada, para a saúde do ser humano.
1.3. Tenha a convicção de que sua missão profissional é promover o desenvolvimento bio-psico-fisiológico e social do aluno
1.4. Seja um pesquisador no seu campo profissional. Atualize-se constantemente, recicle seus conhecimentos e procure ver as coisas corriqueiras sob outra ótica. Isto evitará a rotina e a acomodação
1.5. Trabalhe com os olhos no amanhã, para que o que faz no presente, crie um futuro melhor para seus alunos Esteja sempre aberto a novos aprendizados. Possua uma ampla concepção de mundo para além da especificada da sua profissão
2. Pedagogicamente:
2.1. Não improvise, planeje! Vá sempre preparado em todas suas aulas, lembrando que ela é parte importante de uma "construção" maior. A aula deve ser sempre uma novidade para o aluno, não para o professor
2.2. Em aula, não se omita e saiba sempre ser crítico. Há momentos para calar e momentos essenciais para expressar-se e educar seus alunos
2.3. Seja coerente com as normas estabelecidas e com o que você mesmo prega. Não perca de vista que você é um modelo sob vários aspectos.
2.4. Veja cada aula como uma oportunidade de ajudar seus alunos a crescer e desenvolver-se como pessoa e como cidadão.
3. Didaticamente:
3.1. Seja consistente: assiduidade, organização e disciplina no horário
3.2. Seja eficaz: uma imagem vale por mil palavras. Ou seja, sempre que possível utilize imagens e demonstrações (suas ou de alunos mais habilidosos, globais ou parciais, etc.). Fotos, slides e outras formas, quando possível, também valem. Se você não estiver demonstrando, zele para que todos estejam atentos durante a demonstração
3.3. Seja responsável: tenha muito cuidado com o que diz e o que faz. Muitos alunos se espelham no professor. A palavra dita tem muito poder e pode transformar a vida de um indivíduo, fazendo-o tornar-se um derrotado ou uma pessoa realizada.
3.4. Seja inclusivo: crie objetivos distintos para os grupos e subgrupos com os quais trabalha, de acordo com suas características. Cada grupo deve trabalhar as suas dificuldades específicas e ser avaliado pelo empenho e pelas conquistas que fez
3.5. Seja respeitoso: respeite sempre, em palavras e atos, seus alunos, assim como exija que eles o respeitem e respeitem-se entre si.
"Quando vejo uma criança ela me inspira dois sentimentos:
ternura pelo que ela é, e respeito pelo que poderá ser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário